segunda-feira, 26 de abril de 2010

CASAMENTO...UM DIA MAIS QUE ESPECIAL!!


ETIQUETA PARA OS NOIVOS

Na impossibilidade de entregar pessoalmente os convites para os convidados de sua cidade, é aceitável que vocês enviem pelo correio ou contrate um empresa prestadora de serviços tipo moto-boy, desde de que antes do despacho, telefonem informando sobre a cerimonia, sutilmente solicitando desculpas e transparecendo a importância da presença dos convidados .

Pensem bem antes de anexar aos convites aqueles cartõezinhos, informando onde deixaram suas Listas de presentes. Apesar das tradições estarem mudando, isso ainda não é considerado prática de boa etiqueta,

Existes algumas restrições básicas sobre roupas. O branco por exemplo deve ser reservado à noiva, e a cor preta é imprópria para as madrinhas e mães dos noivos.

Na escolha das damas de honra e pajens não existe restrição à quantidade. Mas tome cuidado, pois quando várias crianças se encontram, o ambiente se torna favorável a brincadeira e travessuras.

As roupas do noivo devem ser escuras. A tradição do terno preto ou azul-marinho dá ao noivo a certeza de estar trajado de acordo com a ocasião.

Para noiva, também é possível optar por um traje de outra cor que não o branco. Mas se resolver ousar muito, procure estar num estilo próximo ao do noivo e em harmonia com o tipo de cerimonia que você escolheu.

Caso seja esta a sua escolha, opte por realizá-la no salão da própria igreja. Esta é uma alternativa simples mas simpática.

Na recepção é permitido que os noivos partam para a noite de núpcias somente após cortarem o bolo.

Mas isso não deve ser motivo de pressa, afinal, seus convidados merecem e esperam sua atenção. Sejam presentes e participem da festa com cada um deles.

A Marcha Nupcial (de Mendelssohn) é realmente a musica mais tradicional do casamento e a mais escolhida para acompanhar a entrada da noiva na igreja.

Em sua lista de presentes tomem o cuidado de relacionar produtos de vários preços. Procurem utilizar os serviços de mais de uma loja, ampliando as opções e facilitando a escolha dos seus convidados.

Um pequeno atraso da noiva na cerimonia pode ser tolerado, mas não deixe que isto se transforme em um acontecimento desagradável e principalmente incomodo.

Este atraso não pode ser superior a meia hora, pois denotaria falta de consideração para os convidados.

É muito comum que o nome dos pais dos noivos constem no convite. Caso um dos pais seja falecido, a expressão latina "ïn memorian" deve acompanhar o nome.

É gratificante recordar os bons momentos de nossas vidas e o casamento, é, sem dúvida um dos mais bonitos e importantes.

Para que essa ocasião fique eternizada, não só nas lembranças, mas também em fotos e vídeos é imprescindível contratar bons profissionais.

É comum nas festas ter um grupo de amigos observando os noivos, para se "despedirem" do casal com algumas brincadeiras tradicionais como frases nos vidros do carro, perseguição nas ruas e, até mesmo no hotel onde ficarão hospedados causando embaraço e desconforto neste dia tão especial.

Para evitar essas brincadeiras, recomenda-se que os noivos saiam discretamente da festa, sem dizer o local onde ficarão hospedados. Pode parecer antipático, mas, com certeza evitará muitos desgastes desnecessários.

Assim que retornar da lua de mel, providencie cartões de linho tamanho postal para agradecer a presença no casamento, os presentes enviados e , ainda oferecer a nova residência.

Os cartões devem ser escritos a mão, descrevendo os presentes
.

decoracao-laranja-para-casamento-12

ETIQUETA PARA OS CONVIDADOS


Sempre quando há algum casamento para ir, aparecem muitas dúvidas a respeito de como ir, o que pode ou não, o que é educado ou não. Para que você não erre e não cometa nenhuma gafe, selecionamos algumas dicas de etiqueta de casamento.

Leia e confira:

- Somente o noivo e o pai do noivo usam fraque ou meio-fraque. Nenhum convidado pode usar fraque ou meio-fraque na cerimônia do casamento.

- Os padrinhos devem utilizar ternos escuros e camisa branca, preferencialmente.

- A cor branca, pérola e/ou marfim é exclusividade da noiva. Nenhum convidado e/ou madrinha pode usar essas cores, senão pode competircom o traje da noiva. É uma total falta de elegância, caso isso ocorra.

- O chapéu, que compõe trajes femininos, só deve ser utilizado durante o dia.

- Madrinha pode usar preto, desde que o casamento seja a noite. Durante o dia, jamais. Há muito tempo o preto esteve associado ao luto e por isso não era considerado adequado para uma cerimônia do casamento. Porém, nos dias de hoje a moda é mais fluida e flexível.

- Caso vá a algum casamento durante o dia, é permitido usar os óculos escuros, mas retire-os quando chegar no local da cerimônia.

- Os presentes para os noivos, devem ser entregues pelos convidados com antecedência na casa da noiva. Atualmente, não se considera adequado os presentes para serem entregues na igreja. Caso não tenha tempo para isso, entregue após o casamento, no dia seguinte se possível, na casa dos pais da noiva. Caso more em outra cidade e tenha que ir embora logo após a cerimônia, deixe o presente no carro e o entregue para os pais da noiva após a cerimônia de maneira discreta. O ideal é que essa última situação não ocorra.

- Nunca apareça em nenhum casamento com roupas totalmente informais (jeans, camiseta de malha, etc). Isso vale, inclusive para o casamento civil no cartório.

- Nunca peça para levar mais uma lembracinha, além daquela que você já ganhou. Isso é uma total falta de educação.

- Nunca peça para levar docinhos e pedaços do bolo do casamento, por mais intimidade que você tenha com os noivos. Isso é totalmente deselegante!

- Nunca roube docinhos, taças, copos e/ou talheres da festa do casamento! Esse item nem precisaria ser colocado. As pessoas deveriam ter em mente que roubar qualquer coisa não é moralmente aceito na sociedade. Isso é totalmente ridículo e fica parecendo que a pessoa está passando por um período de carência. Além disso, por mais que ache que ninguém está “vendo”. Tem sempre alguém que observa os absurdos realizados por alguns convidados. Esse tipo de coisa é totalmente sem nexo.

- Não fique querendo aparecer em todas as fotos e muito menos peça para ser fotografado, por mais intimidade que tenha com os noivos. Se controle e não queira aparecer tanto! Não é você o foco da festa. Caso o fotógrafo apareça para fotográfa-lo, tente agir da forma mais natural possível, ou seja, não fique querendo ocupar toda a foto e aparecer mais que os outros convidados. Seja discreto!

- No dia do casamento, os noivos precisam dar atenção para muitos convidados e dividir sua atenção com todos. Então, por mais que seja amigo dos noivos, evite concentrar e exigir as atenções dos noivos somente para você. Aja naturalmente e seja discreto.

- Sempre respeite o horário dos convites (tanto da cerimônia, da recepção e/ou do almoço). Ser pontual é importante em qualquer situação.


IDEIAS PARA CONVITES DE CASAMENTO

modelo de convite de casamento com acaricatura dos noivos


ConvitesConviteConviteConvites de casamento

Fonte/ Coisas de menina

Um comentário:

Flavia Daniella disse...

Obrigada por colocar essas ótimas dicas em seu blog! Apesar de eu estar meio desesperada com o casamento... fico feliz em ver a preocupação de outras pessoas que tentam fazer desse dia um dia maravilhoso!!!
Beijos