sexta-feira, 2 de abril de 2010

"Você entende a Páscoa" ?




Fiquei imaginando como surgiu esta história toda, de tradição de coelho e ovos da páscoa.E fui atrás da origem..vamos lá!
A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os primeiros a usar o coelho como símbolo da Páscoa. Outras fontes porém, o relacionam ao culto da fertilidade celebrado pelos babilônicos e depois transportado para o Egito. A partir do século VIII, foi introduzido nas festividades da páscoa um deus teuto-saxão, isto é, originário dos germanos e ingleses. Era um deus para representar a fertilidade e a luz. À figura do coelho juntou-se o ovo que é símbolo da própria vida. Embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente; e este é o sentido para a Páscoa, após a morte, vem a ressurreição e a vida. A Igreja no século XVIII, adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo. Assim foi santificado um uso originalmente pagão, e pilhas de ovos coloridos começaram a ser benzidos antes de sua distribuição aos fiéis.
Em 1215 na Alsácia, França, surgiu a lenda de que um dos coelhinhos da floresta foi o animal escolhido para levar um ninho cheio de ovos ao principezinho que esta doente. E ainda hoje se tem o hábito de presentear os amigos com ovos, na Páscoa. Não mais ovos de galinha, mas de chocolate. A idéia principal ressurreição, renovação da vida foi perdida de vista, mas os chocolates não, ele continuam sendo supostamente trazidos por um coelhinho...
O Peixe, foi símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Em grego, a palavra peixe era um símbolo da confissão da fé, e significava: "Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador." O costume de comer peixe na sexta-feira santa, está associado ao fato de Jesus ter repartido este alimento entre o povo faminto. Assim a tradição de não se comer carne com sangue derramado por Cristo em nosso favor.

Nós membros da igreja sabemos qual é o verdadeiro sentido da páscoa,seus emblemas e seu significado. Sabemos da real extensão da expiação de cristo na humanidade e a profundidade de sua missão divina. Que os chocolates adocem nossas vidas, mas que o conhecimento real da expiação do nosso salvador Jesus Cristo nutra o nosso Espiríto...
Beijosss

3 comentários:

Elisabete disse...

Oi simplesmente amei teu blog, é uma graça, já virei super fã e seguidora, beijinhos, as dicas sobre o casamento são excelentes, beijinhos.

Dulce disse...

Teu blog é lindo, um mimo mesmo. As sugestões de atividades, reuniões, aulas e trabalhos têm-me ajudado muitíssimo. Que o Senhor te abençôe para que possas sempre compartilhar conosco esses primores. Obrigada. Beijinhos.
Dulce

kakau cavalcanti disse...

Obrigada meninas pelos comentários!
bjinhos,
kakau