terça-feira, 24 de agosto de 2010

FORTALEÇA OS LAÇOS DO SEU CASAMENTO...

Foto: Getty Images

Conversar muito com o parceiro é um dos
pré-requisitos para ter um casamento feliz
Foto: Getty Images

Deus sabe que isso não é o tipo de coisa que os homens costumam alardear. Mas minha mulher e eu temos um casamento ridiculamente feliz. Verdade, é quase revoltante. Nós nos tocamos em público, fazemos tolices, como dois bobalhões. Fundamentalmente, nós agimos como recém-casados. Algumas vezes chegamos a fazer coisas totalmente infantis - como sentar na cama e desenhar rostos sorridentes na sola dos pés um do outro. Isso, aliás, aconteceu na semana passada.

Nem sempre foi assim. Não me envergonho de admitir que nossa atual felicidade conjugal é, na verdade, resultado de quase um ano de aconselhamento - anos atrás parecíamos destinados ao fracasso. O que nós aprendemos é algo que todo casal feliz no final das contas acaba descobrindo: um bom casamento é em parte como um bicho de estimação - ou você o alimenta direito todo dia ou coisas ruins acontecem. ''Hábitos diários ajudam a produzir relações sólidas'', diz a terapeuta de casais Tina Tessina. ''Se está interessada em fazer seu relacionamento funcionar, pequenos rituais são uma ótima forma de chegar lá.''

Quer exemplos? Nem é preciso ir longe. Tessina e seu marido desenvolveram um banco de dados com rituais diários durante seus 19 anos de casamento. Toda manhã eles repetem juras de amor um para o outro, preparam encontros românticos regulares e, antes de sair, Tina deixa um post-it para o marido (''Olá, amor! Tenha um ótimo dia!'') colado na tampa da privada. "Todo casamento tem o que eu chamo de reservatório, a energia emocional armazenada da relação'', diz Tessina. ''Embora esses hábitos diários sejam todos muito simples, eles ajudam a encher o reservatório. Quando o relacionamento estiver sob stress, vocês terão exatamente o que precisam para superar isso.''

Pedimos a casais felizes para revelar seus pequenos rituais, capazes de fortalecer a relação. Tente incorporar alguns deles no seu cotidiano e talvez você possa ser tão ridiculamente feliz no casamento
como eu sou.

por Ty Wenger


Foto: Getty Images

Crianças, pra casa da vovó! Aí, é hora do jantar a dois, música romântica... De vez em quando, reserve a noite só pra você e ele. ''O casamento não pode ser um conjunto de cobranças e leis. A base dele é o prazer do casal, de estar junto'', afirma Regina Navarro Lins, psicanalista e sexóloga, autora do livro A Cama na Varanda (ed. Best Seller).

Confira abaixo o jeito certo de fortalecer os laços do seu casamento. A receita inclui sabedoria, paciência, perseverança e muito amor...

5 segredos para ser feliz no amor

Escolher bem o parceiro


Não adianta casar achando que o marido vai mudar com o tempo. ''Há estudos que mostram que algumas brigas se repetem uma vida inteira'', afirma o psicólogo Aílton Amélio de Souza, professor de Relacionamentos Amorosos e Comunicação na USP e autor do livro Para Viver um Grande Amor (ed. Gente).

Analisar vantagens e desvantagens
''A relação ideal deve ter cinco vantagens para cada desvantagem'', diz Aílton. Para facilitar, analise como é a vida com ele quanto ao sexo, ao carinho, ao dinheiro, às responsabilidades da casa e da criação dos filhos e até quanto à confiança do casal.

Ter tempo pra você
Mesmo que dê conta de mil tarefas no dia, arrume uns minutos para se embelezar.

Relembrar a paixão
De vez em quando, pense em algo bom que a fez se apaixonar por seu marido. Essa lembrança reforçará o sentimento do início do amor.

Sair sozinha com ele
No cinema, (...) em casa, conversem e... namorem!

Evite os 5 erros mais comuns entre casais

Quando só um cede
O ideal é que um respeite a vontade do outro: você cede hoje, amanhã é a vez dele. Ceder sempre gera frustração.

Criação de um ideal
Em vez de querer moldar seu marido como você gostaria que ele fosse, respeite as características dele!

Casamento não é tudo na vida da mulher
Dedique-se à família, mas equilibre seu tempo. Busque outras atividades e o seu desenvolvimento pessoal. Descubra e faça o que gosta.

Ciúme demais
É destrutivo para os dois lados. ''O que o outro faz quando você não está, não interessa. Confie'', orienta Regina.

Se o marido vira irmão
''A relação só de ‘amigos’ acaba com o sexo! E a falta de atração é o fim de qualquer casamento'', alerta Regina.

3 lições de amor dos famosos

Destaque da Matéria

''O segredo é estar sempre atento, cuidar um do outro em todos os sentidos''
Angélica, casada há 6 anos com Luciano Huck

''A fórmula do amor é muito respeito, muito amor e muita vontade de estar junto do outro''
Tony Ramos, casado há 40 anos com Lidiane

''Para ter uma parceira, tem de se renunciar a muitas coisas para equilibrar o que ela gosta com o que você gosta''
Renato Aragão, casado há 19 anos com Lilian

4 passos para fortalecer os laços amorosos

Auto estima lá em cima, hein!
''Faça duas perguntas a si mesma: sou amada? Sou desejada? Se as respostas forem ‘sim’, nada mais atrapalha a relação'', diz Regina. Se as respostas forem negativas, invista em seu desenvolvimento.

Invista na sua beleza
Nada de achar que, só porque está casada, pode engordar, deixar o cabelo sem corte e a unha sem fazer. Fique bonita sempre. Para seu amado e para você.

O prazer de estar com o outro
Estar casada é escolha. Admire seu parceiro, converse mais e ouça o que ele tem a dizer.

Palavras ditas com carinho
Mesmo sendo íntima dele, peça licença, por favor e desculpas; e também diga obrigada.

Fonte:www.mdemulher.abril.com.br

foto: getty images

Olá Meninas!!

Retirei esta maravilhosa postagem da Mdemulher, e me fez pensar...

Cada casal possui o seu jeitinho, a sua maneira... e porque não dizer a sua "receitinha"de ter um casamento feliz. Que tal compartilharmos idéias?

Vou abrir uma enquete aqui e perguntar: " Qual a sua receitinha para ter um casamento feliz?"

Por favor, respondam nos comentários...vou começar pela minha receitinha...rsrsrsrs


Um comentário:

kakau cavalcanti disse...

Acredito que o que faz meu casamento depois de 9 anos ser especial, é a maneira como nós cuidamos um do outro.Eu casei para faze-lo feliz e ele casou para me fazer feliz...e no final da contas nós nos completamos. Mesmo nas diferenças respeitamos a opinião do outro,mesmo que tenhamos que fazer um tremendo esforço para isso...rsrsrsrs
Mas tendo dado certo, e eu o amo cada vez mais! Sou uma romântica assumida mesmo!
Beijinhos minhas flores!