terça-feira, 3 de agosto de 2010

O BE-A-BÁ DOS CUP CAKES!!


AFINAL...O QUE É CUP CAKE?

O cupcake é um bolinho , como um de copinho , com uma cobertura deliciosa. O diferencial dele aqui no Brasil é que possui recheio. Huummmm…. Ficou com vontade, né?

Os sabores são muitos: chocolate com limão, chocolate ao leite, beijinho, maracujá, bicho do pé e mais uma infinidade…

Cupcakes com pasta americana

Cupcakes com pasta americana: fofos, deliciosos, práticos, lindos, irresistíveis...
Foto: Cida Souza

Os adjetivos são os mais variados possíveis, mas o resultado é sempre o mesmo: todo mundo se derrete diante de um cupcake. Esse bolinho superfofo vem roubando a cena em casamentos, festas de aniversário, encontros gastronômicos ou qualquer outro evento que envolva comidinhas que conquistam à primeira vista. E ainda viraram uma alternativa perfeita para presentear.

Tão charmosos e tão práticos: os cupcakes são assim!! É claro que você pode soltar a imaginação e criar as mais diferentes decorações , mas é superfácil preparar os tais minibolos em casa.

Basicamente, você escolhe a massa básica - pode ser a do bolo de chocolate que você mais gosta ou de cenoura ou de laranja ou alguma das sugestões abaixo - que, depois de preparada, é assada em formas especiais (muito parecidas com as de empadinhas). O importante é colocar uma forminha de papel dentro da de alumínio. Aí é só levar para o forno e esperar a delícia ficar pronta.

Quando o bolinho estiver pronto, a brincadeira na cozinha continua com a decoração. Um recurso muito adotado nesse momento é a p
asta americana, feita basicamente com açúcar impalpável, gelatina incolor, glicose e glicerina - calma! Ela também pode ser encontrada pronta em lojas que vendem artigos para festa ou até em supermercados. Merengue, confeitos e chocolatinhos também são muito bem-vindos.

E pra quem gosta de cozinhar, aí está uma boa chance de tirar um extra no fim do mês. As encomendas de cupcakes só aumentam nas docerias e há muita gente reforçando o orçamento com os minibolos. Ah! E se alguém perguntar, diga que o cupcake tem esse nome porque anos e anos atrás, quando foi inventado, era assado em copos de cerâmica individuais. Outra teoria é que os ingredientes eram medidos também em copos - por isso o termo cupcake.

CUP CAKE COM NUTELLA
Cupcake de banana

Cupcake de cenoura com cobertura de Nutella: seus filhos vão amar

Foto: Cida Souza

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Dificuldade: Fácil
Categoria: Bolo

Ingredientes:

Massa:
· 3 cenouras grandes
· 4 ovos
· 240 ml de óleo
· 350g de açúcar
· 240g de farinha de trigo
· 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
· 180 g de Nutella
· 1/2 caixa de creme de leite

Para decorar:

Pasta Americana a gosto

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as cenouras, os ovos e o óleo. Peneire os ingredientes secos e incorpore-os à mistura de cenouras. Coloque em forminhas de papel nº 0 dentro da forma para cupcakes. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 30 minutos ou até dourar.


Cobertura: Misture a Nutella e o creme de lete e leve à geladeira por cerca de 40 minutos.

Montagem: Coloque a cobertura em um saco de confeitar e decore a superfície do bolinho. Com um molde de silicone faça miniflorzinhas e folhas de pasta americana.

Em resumo, o cupcake é um bolinho – como um de copinho - com uma cobertura deliciosa. O diferencial dele aquino Brasil é que possui recheio. Huummmm…. Ficou com vontade, né?

Os sabores são muitos: chocolate com limão, chocolate ao leite, beijinho, maracujá, bicho do pé e mais uma infinidade…


CUP CAKE DE BANANA COM MERENGUE

cupcake de banana

Cupcake de banana com merengue: imperdível

Foto: Cida Souza

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Dificuldade: Fácil
Categoria: Bolo

Ingredientes

.140g de manteiga
.220g de açúcar de confeiteiro
.2 ovos
.280g de farinha de trigo
.400g de banana nanica
.10g de fermento em pó
.sal e noz moscada a gosto

Merengue:
.3 claras
.50 ml de água
.200 g de açúcar

Para decorar:
.pasta americana a gosto
.confeitos coloridos

Modo de preparo

Bata a manteiga com o sal e o açúcar, adicione os ovos aos poucos. Junte a farinha peneirada, o fermento e a noz moscada e misture. Acrescente a banana amassada e deixe descansar 5 minutos. Coloque em forminhas de papel nº0, dentro da forma para cupcakes. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 30 minutos ou até dourar.

Merengue:
em uma panela misture a água e o açúcar. Leve ao fogo, sem mexer, até atingir o ponto de fio grosso. Bata as claras em neve e acrescente a calda aos poucos, batendo sempre, até esfriar.

Montagem:
cubra a superfície com pasta americana. Coloque o merengue em um saco de confeita e enfeite o bolinho, finalizando com confeitos coloridos.

CUP CAKE COM NOZES

Cupcake de chocolate com nozes

Gostosura embalada com capricho e que vai ser sensação no Natal!

Foto: Ormuzd Alves

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 16 unidades
Dificuldade: Médio
Categoria: Bolo

Ingredientes

. 2 xícs. (chá) de farinha de trigo
. 1 col. (chá) de fermento em pó
. 1 col. (chá) de bicarbonato de sódio
. 2 xícs. (chá) de açúcar mascavo
. 3 cols. (sopa) de chocolate em pó
. 4 ovos
. ½ xíc. (chá) de óleo
. 1 xíc. (chá) de nozes picadas

Para decorar
. 300 g de pasta americana branca
. Confeitos de açúcar natalinos

Modo de preparo

Numa tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e o chocolate em pó. Aos poucos, acrescente os ovos batidos, o óleo e as nozes picadas. Distribua a massa em pequenas forminhas de papel (nº 0), dentro das formas próprias para a confecção de cupcakes. Coloque-as numa assadeira e asse no forno preaquecido a 200 °C por, aproximadamente, 30 minutos.

Espete um palito de dente na massa - se o palito sair limpinho, o bolinho está pronto. Deixe esfriar. Em seguida, faça uma bolinha com a pasta americana e, com as próprias mãos, achate-a em formato arredondado. Coloque-a sobre o cupcake, pressionando levemente para fixar. Com um cortador em forma de pinheiro, recorte a pasta americana verde com cuidado.

Cole o pinheiro e os confeitos (bolinhas da árvore e estrelinhas) com uma gotinha de clara de ovo. Por fim, embale cada um dos bolinhos numa caixinha transparente, dessas que são próprias para cupcake, e amarre cuidadosamente com um laço de fita natalino.

IDÉIAS PARA CUP CAKES


babystyle.com.au

cheesecakecupcakes.blogspot.com

naplesnews.com


FORMINHAS PARA CUPCAKES

PASTA AMERICANA

pasta

Pasta americana: para fazer lindos bolos

Foto: Mauro Holanda

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Dificuldade: Fácil
Categoria: Bolo

Ingredientes:

.1 kg de açúcar impalpável (açúcar especial encontrado em lojas de artigos de festa)
.1 colher (sopa) de gelatina em pó incolor
.1/2 de xícara (chá) de água gelada
.1/2 xícara (chá) de glicose (à venda em lojas de artigos de festa)
. 2 colheres (sopa) de glicerina (à venda em lojas de artigos de festa)
.1 colher (chá) de essência incolor de sua preferência

Modo de preparo:

Em uma tigela grande ponha o açúcar e faça um buraco no meio. Reserve. Hidrate a gelatina com a água e deixe descansar por cinco minutos. Aqueça a gelatina, sem deixar ferver, e junte a glicose e a glicerina. Mexa até ficar homogêneo. Adicione a essência e despeje no açúcar. Misture bem e trabalhe a massa com as mãos até que fique dura e elástica. Se a mistura estiver grudando nas mãos adicione mais açúcar. Enrole como uma bola e envolva em filme plástico. Ponha dentro de um recipiente plástico bem tampado e deixe descansar por oito horas antes de usar.


PASSO A PASSO COM A MASSA AMERICANA

Cortando pasta americana

Foto: Cida Souza

Para abrir a pasta americana que vai cobrir o cupcake, você deve usar um rolo para massa na espessura de 1/2 centímetro. Corte um círculo na medida da superfície do bolinho


TRUQUE PARA A PASTA AMERICANA NÂO GRUDAR

Truque para pasta americana não grudar

Foto: Cida Souza

Crie um saquinho com um paninho multiuso tipo Perfex conforme a foto e, dentro, coloque açúcar de confeiteiro para polvilhar. Assim a pasta americana não gruda

MODELE E ENFEITE...

Decorando cupcake com pasta americana

Foto: Cida Souza

Abra a pasta americana. Com a ajuda de um cortador, modele estrelinhas, flores, corações... tudo o que você achar bonito vale para decorar! Para fixar melhor, umedeça o enfeite com água

CUPCAKE PARA PRESENTEAR

Cupcake com pasta americana

Foto: Cida Souza


O cupcake com pasta americana é perfeito para presentear. Decore com enfeites rosa e azul e tenha uma ótima opção para dar para seus amigos ou, então, oferecer como lembrança de maternidade. E uma última boa notícia: com pasta americana, o cupacake dura até 4 dias fora da geladeira.
Agradecimentos: Patrícia Abondanzza (chef do Dedo de Moça) e Ateliê Gourmand

FONTE:mdemulher.abril.com.br

SE GOSTOU...COMENTA,TÁ?

3 comentários:

Ariane disse...

Adorei o post !
Adoro cup cakes, aproveitei pra pegar umas receitas e dicas...rs

Beijos,
http://fornodoce.blogspot.com/

Anônimo disse...

vcs fazem inconmenda de uns 400
bj

Soraia disse...

oi, adorei seu blog, vou voltar sempre.
bjs