segunda-feira, 1 de novembro de 2010

TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE A LINHAÇA...

DIETA DA LINHAÇA FAZ PERDER 5 KILOS NO MÊS!

A linhaça parece comida de passarinho, mas se engana quem não dá o real valor a essa sementinha. De pequena, ela só tem o tamanho - e seus poderes são imensos. A linhaça entrou de vez nos cardápios e dez entre dez nutricionistas a prescrevem para quem precisa emagrecer.

Não foi à toa que isso aconteceu. "Ela contém uma grande quantidade de fibras, o que auxilia no controle de peso por causar sensação de saciedade", explica a nutricionista Vanessa Mena Bado, do Grupo Ana Rosa, de Santo André (SP). Para completar, a semente ainda é rica em nutrientes importantes para a saúde e custa pouco. Um pacote de 500 gramas sai por cerca de R$ 6.

Não exagere!

A linhaça deve ser incluída aos poucos na alimentação, já que ela amolece muito as fezes. No início, consuma uma colher de sopa três vezes na semana. Quando seu intestino estiver adaptado, passe para uma colher por dia, depois para duas ou três. Nunca ultrapasse a quantidade de três colheres ao dia porque, em excesso, a semente da linhaça pode atrapalhar a absorção de outros nutrientes fundamentais ao organismo. Além disso, há suspeitas de que, em altas doses, a linhaça seja prejudicial ao funcionamento das nossas células.

Há dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. A primeira é importada e, portanto, mais cara. Mas, do ponto de vista nutricional, ambas são iguais. Na casca dela se concentram proteínas, vitaminas e minerais. Mas, como a casca é muito dura, nosso aparelho digestivo não aproveita bem os nutrientes quando ingerimos a semente inteira. Por isso, a linhaça em forma de farinha é mais benéfica. Você pode comprá-la pronta (dê preferência à farinha estabilizada), mas, para não haver perda de nutrientes, o ideal é triturar as sementes na hora de consumir. As fibras presentes na casca diminuem a fome e estimulam o intestino a trabalhar.

OUTRAS VANTAGENS DA LINHAÇA!

Suas fibras ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue, diz Vanessa Bado. E a linhaça ainda contém:

Ômega-3 e Ômega-6
Essas duas gorduras atuam juntas e são ótimas para o coração porque ajudam a baixar a taxa de LDL, o mau colesterol responsável pelo entupimento das artérias. E mais: o ômega-3 é anti-inflamatório, ajuda o corpo a estocar menos gordura e reduz o apetite. Em combinação com a vitamina E, presente no alimento, o ômega-3 e o ômega-6 previnem contra o envelhecimento da pele.

Lignana
Um componente que muitas pesquisas científicas têm associado a uma maior proteção contra o câncer, principalmente o de mama. Ela age de maneira semelhante ao estrogênio, um hormônio feminino. Na TPM, melhora a ansiedade e faz com que o desejo por doces, típico dessa fase, diminua.

"CARDÁPIO DA DIETA"

Associado a uma dieta leve, o consumo de linhaça faz milagres por sua silhueta. Veja um exemplo de cardápio de 1.200 calorias diárias que pode levar à perda de até 6 kg em 30 dias:

Café da manhã


- ½ papaia
- 1 pote de iogurte de frutas light
- 1 col. (sopa) de linhaça triturada

Lanche da manhã
- 1 taça de gelatina diet


Almoço


- 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes (alface, agrião, rúcula), 2 cols. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada
- 2 cols. (sopa) de arroz integral
- 1 concha de feijão
- 1 filé de frango grelhado com molho de iogurte ou acebolado


Lanche da tarde


- 1 pera
- 2 cookies integrais médios


Jantar


- 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes
- Omelete: 2 claras, 1 gema, tomate, cebola, salsa picada, 1 pitada de sal e 1 col. (sopa) de linhaça triturada
- 1 fatia de pão integral

Ceia
- 1 barrinha de cereais light


"COMO CONSUMIR A LINHAÇA"

.Destaque da Matéria

Maneiras diferentes de consumir a semente


- Adicione um pouco de linhaça inteira aos sucos e vitaminas que preparar no liquidificador. As bebidas vão ficar mais grossas e saborosas.

- Salpique farinha de linhaça sobre a salada de frutas e o iogurte. Fica uma delícia e satisfaz o estômago!

- Ao preparar pães e bolos, acrescente algumas colheres de farinha de linhaça à massa. O calor do forno potencializa o benefício das fibras presentes no alimento.

- O óleo de linhaça é usado para temperar saladas ou com um fio sobre as sopas.

- Com as sementes da linhaça dá para preparar molhos que acompanham pratos, como a receita abaixo, sugerida pela nutricionista Vanessa Mena Bado.

Molho de linhaça


Ingredientes
- 2 cols. (sopa) de semente de linhaça
- 2 cols. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- Cebola e alho picados a gosto
- Salsa e cebolinha a gosto
- Suco de um limão
- Sal a gosto
- 1 col. (café) de mostarda
Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador.
Rendimento: 1 xícara


"OS PODERES DA LINHAÇA"

Você pode encontrar dois tipos de linhaça: dourada e marrom. "A dourada tem mais ômega 3 e ômega 6, além de maior efeito antioxidante", diz a nutricionista Fernanda Machado Soares. Mas qualquer uma delas trará em 13 benefícios importantíssimos.

1- Reduz o peso
"Esse alimento é excelente para emagrecer, pois elimina o colesterol de forma rápida”, explica Fernanda. Além disso, controla a fome que aparece fora de hora, graças às fibras que tem. “Ele tem cinco vezes mais fibras que a aveia, por exemplo", afirma a nutricionista.

2 - Regula o intestino
A linhaça é o alimento que contém mais fibras na natureza: em 100 g há cerca de 33 g de fibra! Por isso, ela tem grande poder de deixar o intestino funcionando regularmente.

3 - Controla o diabetes
"Isso acontece por causa da fibra lignana da linhaça, que diminui a absorção de açúcar", explica a nutricionista funcional Daniela Jobst.

4 - Ameniza a TPM
A fibra lignana também possui fitoestrógeno, substância capaz de regular os hormônios femininos. Ao diminuir a variação hormonal, a semente, consequentemente, ameniza os sintomas da TPM e da menopausa.

5- Dá mais energia
"Assim como a castanha-do-pará, a linhaça tem ácidos graxos que são eficientes fornecedores de energia”,
explica Paulo Henkin, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia.

6- Cuida do coração
É uma das poucas fontes não animal de ômega 3, tipo de gordura que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

7- Seca gordura
O ômega 3 ainda tem papel importante no emagrecimento por ser anti-inflamatório: "Como a gordura é um processo inflamatório, o consumo de ômega 3 favorece sua perda", afirma Daniela.

8 - Ajuda a evitar a anemia
Ela tem um tipo de polissacarídeo que limpa o intestino e melhora a absorção da vitamina C dos alimentos. Essa vitamina tem papel importante na absorção de ferro, que combate a anemia.

9 - Fortalece o organismo
Quem come linhaça protege o sistema imunológico de doenças graças à presença de bioflavonóides.

10 - Tira o inchaço
Ao melhorar o funcionamento do intestino através das fibras, reduz a retenção de líquido e elimina as toxinas do organismo.

11- Pode combater tipos de câncer
Essa propriedade de linhaça é responsabilidade da fibra lignana: ela pode ajudar a parar a produção de células concerosas, reduzindo riscos de câncer de mama, cólon e próstata.

12 - Controla o sistema nervoso
Isso acontece devido à presença de ômega 3, “antioxidante que atua na constituição do sistema nervoso, tornando a células mais flexíveis e acalmando as reações inflamatórias”, explica Fernanda.

13 - Rejuvenesce
A alta concentração de ômega 3, ômega 6 e ômega 9 exerce essa função. “Eles combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento”, diz Fernanda. A presença de vitamina E também ajuda a manter pele e cabelos lindos.

Obs: Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída.
Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm focado a sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças: CÂNCER da mama, da próstata, do cólon, do pulmão, etc., etc.


A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

A nutricionista Daniela Jobst elaborou cinco receitas de shake com linhaça. Você deve substituir o café da manhã e o jantar por dois deles todos os dias para secar até 3 kg em uma semana!


Shake para regular o intestino

Ingredientes
- 1 copo (200 ml) de leite de soja light
- 1/2 mamão papaia
- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada


Shake para dar energia

Ingredientes
- Suco de 2 laranjas espremidas
- 4 morangos
- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada


Shake para diminuir a gordura localizada

Ingredientes
- 1/4 de avocado (abacate pequeno)
- 1/2 copo (200 ml) de leite de soja light
- 1/2 limão
- 1 sachê de adoçante em pó
-1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada

Shake para desintoxicar

Ingredientes
- 3 ameixas sem caroço
- 1/2 pote de iogurte natural sem açúcar
- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada

Shake para se recuperar após atividades físicas

Ingredientes
- 1/2 pote de iogurte natural sem açúcar
- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada
- 1 banana pequena
- 1 lasquinha (1 cm) de gengibre cortado


http://jannacroche.blogspot.com

FARINHA DE LINHAÇA AJUDA A QUEIMAR GORDURA

É incrível como uma semente pequenina pode trazer tantas vantagens para a saúde! A linhaça, alimento originário do Egito, quando ingerida em forma de farinha, controla o colesterol, regula o intestino e elimina a gordura do corpo.

Seu efeito emagrecedor, aliás, foi cientificamente comprovado em pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - tanto que conquistou famosas como Alinne Moraes e Flávia Alessandra. A seguir, mostramos mais benefícios do alimento e ensina a receita de cinco bebidas à base de
linhaça que farão você perder 3 kg em sete dias.

Como fazer a farinha

Você pode comprar a linhaça em semente (mais barata) ou farinha (mais cara). Entretanto, os benefícios são melhor aproveitados ao ingeri-la em forma de farinha - quando está em grãos, o óleo dentro da casca não é absorvido pelo corpo. Se quer comprar em sementes, pode triturá-las no liquidificador, mas prepare apenas o que for usar na hora e consuma em seguida.

fonte:http://mdemulher.abril.com.br

Bom meninas, a linhaça faz parte do meu cardápio atual, me dá um enorme bem estar...tomo ela na vitamina pela manhã!

Adoro!

Espero que tenham gostado das dicas,

beijinhos e tenham um lindo dia!!

Kakau

Nenhum comentário: