quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BALA BAIANA


As balas baianas são cocadinhas enroladas e passadas em calda de açúcar caramelada. Lembre-se que a cocadinha não é um beijinho, pois são lascas de coco raladas na mesma proporção do leite condensado. Podem ser embrulhadas em papel celofane transparente e servidas na mesa de doces. Também são deliciosas!


Ingredientes

1 lata de leite condensado
250 gr de coco
3 unidades de gema de ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga


Calda:

400 gr de açúcar
1 copo de água
1 colher (sopa) de vinagre branco

Modo de fazer

Derreta a manteiga numa panela e acrescente o leite condensado, as gemas e o açúcar. Misture, abaixe o fogo e acrescente os cocos ralados (200 g de coco ralado fino e 50 g de coco ralado grosso) e mexa com cuidado sem parar. Quando descolar do fundo da panela retire do fogo, despeje numa tigela untada com manteiga e deixe esfriar. Depois de frio faça bolinhas e deixe em geladeira por 6 horas seguidas.

Calda

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio. É importante não mexer até o caramelo estar dourado. Sabe-se o ponto colocando um fio na água gelada, se ao morder este quebrar está bom. Imediatamente tire do fogo, passe as bolinhas, uma a uma e vá colocando numa mesa untada. Após secar embrulhe-as. Para conservar mais deixe em geladeira.

Se gostou da receita?
Comenta!!

Um comentário:

Unknown disse...

Menina, vc é muito criativa, não,não magnífica. Parabéns!